O que é o “Boxing Day”? Conheça a rodada natalina do futebol inglês

A Premier League é o campeonato mais disputado do mundo, isso não é novidade para ninguém, mas além disso, a mística que envolve o futebol inglês, cheio de tradições, é marcante na liga. Uma das tradições mais interessantes, e que vai na contramão das principais ligas do mundo, é a realização de rodadas durante a época das festividades no fim de ano.

No dia 26 de Dezembro, um dia após o natal, praticamente todos os times de futebol da Inglaterra vão à campo para a realização do “Boxing Day”. Nesse dia, ocorre uma rodada de todas as divisões do futebol inglês, a verdadeira festa do esporte no país. De origem antiga, o termo se refere a abertura de uma caixinha (“box” em inglês) de natal, que distribuía alguns presentes na frente de igrejas.

O clima natalino inspira as torcidas no "Boxing Day"
O clima natalino inspira as torcidas no “Boxing Day”

A tradição da utilização do feriado para o futebol começou há cerca de 100 anos, com a realização de um jogo entre Hallam e Sheffield, com vitória do visitante por 2 a 0 e foi o primeiro jogo realizado entre duas equipes de cidades diferentes em território inglês. Durante essa época do ano, uma frase famosa do ex-atacante Gary Lineker sobre o Boxing Day é recitada por toda a Inglaterra: “O Boxing Day é uma oportunidade para sair de casa, cansado de aguentar as sogras, tomar umas cervejas com os amigos e ver futebol. O paraíso deve ser uma coisa assim”.

Na rodada comemorativa desse ano na Premier League teremos 8 jogos, com destaque para o líder Chelsea jogando em casa contra o Bournemouth, tentando manter a distância na ponta, o City de Guardiola enfrentando o Hull City fora de casa, para continuar na perseguição ao líder e o United em casa contra o Sunderland, tentando se manter na boa fase.

Veja todos os jogos do Boxing Day na elite do futebol inglês e os horários:

screenshot_2016-12-19-14-39-45-1

Comentários

Comentários